PORTÕES ABERTOS

EPCAR realiza Portões Abertos no Museu de Cabangu

Evento foi marcado pela reinauguração da Casa Natal de Santos Dumont, incluindo a exposição `150 anos, 150 imagens`
Publicada em: 25/10/2023 19:40
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Sargento Domingos
Edição: Agência Força Aérea

Para a Força Aérea Brasileira (FAB), o ano de 2023 reveste-se de um significado singular devido ao Sesquicentenário do ilustre brasileiro Alberto Santos Dumont. Sendo assim, no dia 22/10, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou o Open Museum Day – Dia de Museu, no Museu de Cabangu, localizado na cidade de Santos Dumont (MG).

Aberto ao público e com entrada franca, estima-se que mais de 2 mil pessoas passaram pelo local e puderam acompanhar as diversas atividades proporcionadas: exposição de carros antigos, clube do voo virtual e airsoft, com a equipe de alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar, brinquedos infláveis, além da Ação Cívico-Social, que contou com serviços médicos e odontológicos, medição de pressão e glicemia, realizados pelos militares do Grupo de Saúde de Barbacena (GSAU-BQ).

O evento contou com a presença do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Bastos Junior; do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, e de autoridades militares e civis da cidade de Santos Dumont e região. “Hoje, a Força Aérea Brasileira, ao entregar a revitalização da Casa Natal de Alberto Santos Dumont, reforça o compromisso de se fazer presente e demonstra o inefável sentimento de manter viva a memória do gênio brasileiro que carregava em suas ações e invenções os mesmos valores que cultuamos em nossa Força: patriotismo, comprometimento, dignidade, resiliência”, ressaltou o Comandante da EPCAR.

O ápice do evento foi caracterizado pela reinauguração da Casa Natal do Pai da Aviação, um espaço cuidadosamente revitalizado e projetado por profissionais de museologia do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), que oferece interatividade com os visitantes e traz modernidade ao Museu. 

Em suas palavras, o Presidente da Fundação Casa de Cabangu, Sandro Vilela Damasceno, expressou a satisfação e grande responsabilidade em receber o projeto museológico concebido pela FAB. “A Casa Natal é o coração desse Parque e a alegria de receber essa revitalização é imensa. A responsabilidade de manter todo esse patrimônio, que é nosso dever institucional, aumentou, para podermos implementar outras medidas de otimização de todo esse espaço e estimular cada vez mais a visitação”, afirmou.

Morando em Juiz de Fora, os pais do pequeno Alberto Sana Durço, de apenas 8 meses de vida, o levaram ao acervo do ilustre brasileiro que deu origem ao seu nome. “Sempre tive uma grande admiração pelo Pai da Aviação, desde que visitei Cabangu há muitos anos atrás e me inspirei na história dele. Por isso, decidi homenagear quem sabe o maior inventor brasileiro de todos os tempos, colocando o seu nome em meu filho”, revelou Karol Araújo Durço, pai do pequeno Alberto.

Por fim, as pessoas que prestigiaram puderam conferir ainda a Exposição "Dumont: '150 anos, 150 imagens'", com criações de jovens do ensino médio das escolas de Barbacena e de alunos da EPCAR, em homenagem ao Sesquicentenário do Patrono da Aeronáutica Brasileira.

Fotos: Sargento Domingos / EPCAR

  

imagens/original/46447/DOM_0279.JPG
imagens/original/46447/DOM_0348.JPG
imagens/original/46447/DOM_0384.JPG
imagens/original/46447/DOM_0390.JPG
imagens/original/46447/DOM_0393.jpg
imagens/original/46447/DOM_0398.JPG
imagens/original/46447/DOM_0403.JPG
imagens/original/46447/DOM_0411.jpg